Como fazer sorvete

O verão tá chegando e, nessa época do ano, é sempre uma ótima pedida degustar um delicioso e refrescante sorvete. O problema é que, nas sorveterias, o sorvete nem sempre é barato. Nos mercados, muito menos (ainda mais se você comprar um Kibon ou Häagen-Dazs).

Mas não se preocupe, há uma solução econômica para esse empecilho: fazer sorvete caseiro! Quer aprender como? Então se liga no artigo a seguir.


Como fazer sorvete caseiro


Receita de sorvete caseiro

Ingredientes:
1 copo (300ml) de açúcar
1 litro de leite longa vida
1 lata (200g) de creme de leite
chocolate granulado (opcional)
1 lata (395g) leite condensado
1 colher (sopa) de liga neutra¹
2 colheres (chá) de emulsificante²
4 colheres (sopa) de leite em pó
1 colher (sopa) de sabor para sorvete³ (de sua preferência, pode ser chocolate, creme, morango, abacate, abacaxi, flocos, doce de leite, baunilha etc.)

¹ - facilmente encontrada em qualquer supermercado na seção de sobremesas; a marca mais famosa é a Super Liga Neutra, da Selecta
² - fica na mesma sessão; o mais famoso é o Emustab, também da Selecta
³ - na mesma sessão, o mais famoso também é da Selecta


Modo de preparo
1. Ferva o leite e deixe esfriar
2. Coloque o leite no liquidificador, junto com o açúcar, uma colher de (sopa) de liga neutra, creme de leite, leite condensado e o pó para sabor. Bata por 3 minutos.
3. Coloque a mistura em uma vasilha tampada e leve ao freezer, deixando por 6 horas ou até quando se tornar uma massa dura
4. Feito isso, tire a massa do freezer e divida ao meio
5. Corte cada metade em cubos, picando-a em seguida
6. Dissolva 2 colheres de leite em pó no mínimo de leite (fazendo uma papa) e adicione a cada uma das metades. Junte também uma colher (chá) de emulsificante em cada parte da massa
7. Em uma batedeira, bata por 10 minutos cada uma das metades que foram divididas (não deixe a massa derreter para começar a bater). Fique atento para quando a massa atingir uma consistência lisa e ainda firme, pois se passar do ponto irá se tornar uma massa mole sem consistência.

Observação: A tigela da batedeira bolo deve estar fria. Para tanto, coloque-a na geladeira ou freezer antes de bater o sorvete, assim como os batedores também, isso serve para conservar a massa gelada enquanto bater por 10 minutos ou quando crescer e obter-se uma massa liza e ainda firme.

E mais: enquanto bater uma parte deixe a outra na geladeira.

8. Depois de bater, leve imediatamente ao freezer e espere congelar.
9. Está pronto o sorvete. Na hora de comer, você pode adicionar o chocolate granulado ou outros acompanhamentos de sua preferência (frutas, calda, chocolate quente, flocos crocante etc.)








Receba por e-mail